Quantcast
Channel: Blog do Capelli » Futebol
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

A maior de todas as zebras

$
0
0

Se serve de consolo para os torcedores do Internacional, atropelados pelo Mazembe no recente Mundial de Clubes, não é de hoje que o futebol africano apronta das suas no cenário internacional.

Zebras históricas envolvendo times do continente são sempre lembradas, como a vitória da Argélia sobre a Alemanha na Copa de 1982, a vitória de Camarões ante a Argentina em 1990 e o Senegal eliminando a campeã França na Copa de 2002. Mas aquela que acredito ser a maior de todas foi meio que varrida para baixo do tapete.

Olimpíada de Seul, 1988. A Itália, considerada uma das favoritas e em cujo grupo constavam cinco jogadores que seriam terceiro colocados dois anos depois na Copa do Mundo, encarava a Zâmbia na primeira fase. Os africanos vinham de um empate com o Iraque no primeiro jogo, então a vitória italiana era dada como favas contadas.

Mas não foi bem assim. Zâmbia aplicou um capote histórico sobre a Azzurra, num jogo que terminou num humilhante 4×0. Não bastasse o placar dilatado, os zambianos aplicaram um verdadeiro chocolate. Os velozes africanos destruíram com a defesa italiana, com belos gols oriundos de jogadas em velocidade e dribles desconcertantes. No quarto gol, dá para sentir pena dos italianos. Só descrever, não basta. É preciso ver as imagens.

No primeiro jogo da fase eliminatória, Zâmbia foi eliminada pela Alemanha Ocidental, mas o show já tinha ficado para a história. Era uma geração promissora, mas que foi vítima de uma tragédia. Em 1993, o avião que conduzia a seleção zambiana explodiu durante uma viagem para um jogo contra o Senegal, válido pelas eliminatórias da Copa dos Estados Unidos. Dezoito atletas morreram no acidente.

Sobreviveu a principal estrela do time, Kalusha Bwalya, que não embarcou no avião porque jogava no PSV Eindhoven e iria da Europa direto para o Senegal. Bwalya ainda conduziu a desfalcada seleção nas eliminatórias e a classificação para a Copa escapou por pouco, por apenas um ponto de diferença para o Marrocos.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Latest Images





Latest Images